domingo, 21 julho 2019 18:08
Atualidade

Bienvenidos a México! IAS 2019 de portas abertas à ciência e à diversidade

O dia de hoje fica marcado pelo arranque da 10th IAS Conference on HIV Science, que trouxe à Cidade do México milhares de congressistas envolvidos diariamente no combate ao VIH/SIDA. Até ao próximo dia 24 de julho, este será o local onde profissionais de saúde e de serviços sociais, doentes, ativistas e organizações de base comunitária se encontram para debater e compreender os obstáculos que ainda encontram no dia-a-dia, mas também as conquistas que são feitas em todo o mundo, em nome de uma realidade sem VIH. Veja a fotogaleria da News Farma.

Na nota de boas-vindas, a International AIDS Society afirma que “é mais crítico do que nunca evidenciar a importância e o impacto da aposta em respostas baseadas na evidência e na garantia dos direitos humanos, por forma a chegar-se a todas as pessoas afetadas pelo VIH/SIDA, incluindo as populações vulneráveis.”

A IAS 2019 oferece aos 5 mil participantes um programa científico de excelência que reflete a diversidade da investigação atual. Diversidade é, também, palavra de ordem nesta edição, pois, de acordo com a organização, mais de metade dos palestrantes são mulheres e cerca de 40% dos especialistas a apresentar trabalhos têm menos de 35 anos.

O regresso da IAS ao México é, acima de tudo, simbólico. Em 2008, foi aqui que decorreu a 17th International AIDS Conference, que ficaria na história por ser a primeira vez que um representante da comunidade dos trabalhadores do sexo interveio numa sessão plenária. Foi também nessa edição que o líder do Centro Nacional para la Prevención del VIH/SIDA (CENSIDA) do México revelou a sua orientação sexual, abrindo ao país o debate para a aprovação do casamento entre pessoas do mesmo sexo, que viria a tornar-se realidade no ano seguinte.

Subscrever Newsletter do Congresso

Agenda

jul21
12:30 - 14:30
Palacio de Iturbide 3
jul21
19:30 - 20:30
Sala A

Área Reservada

OS DADOS, OPINIÕES E CONCLUSÕES EXPRESSOS NESTE ESPECIAL DIGITAL NÃO REFLETEM NECESSARIAMENTE OS PONTOS DE VISTA DA VIIV HEALTHCARE MAS APENAS OS DOS AUTORES. A VIIV HEALTHCARE NÃO SE RESPONSABILIZA PELA ATUALIDADE DA INFORMAÇÃO, POR QUAISQUER ERROS, OMISSÕES OU IMPRECISÕES.

Pesquisa