quinta-feira, 25 julho 2019 03:00
Expert Insight

O futuro da prevenção do VIH passa pelo digital

As ferramentas digitais são já parte incontornável do dia-a-dia das pessoas e surgem como uma nova oportunidade para comunicar e contactar com a comunidade. Prova disso foi a sessão "Digital engagement: The future of HIV prevention?", que demonstrou alguns exemplos de iniciativas que fazem uso das novas tecnologias digitais para impactar a comunidade do VIH. O Dr. Thiago S. Torres foi um dos moderadores da sessão e elencou, em entrevista, alguns exemplos.

Vídeo

Por exemplo, nesta sessão foi dado a conhecer aplicações de telemóvel criadas com o intuito de gerar a retenção dos seus utilizadores e, em paralelo, "aumentar a adesão ao tratamento e PrEP".

Outras das vantagens da utilização das ferramentas digitais é a criação de campanhas de sensibilização que têm o poder de chegar rapida e eficazmente a determinados grupos da sociedade, como são o caso dos mais jovens, algo que foi feito nos Estados Unidos da América com a campanha #HIVSelfTest.

Já no México, foi desenvolvido um estudo para "verificar se as pessoas que sentem estigma usam mais os aplicativos" para encontrar parceiros sexuais.

Para o Dr. Thiago S. Torres, é tempo de "abraçar o mundo digital e traze-lo para a investigação e também para a prática clínica".

Subscrever Newsletter do Congresso

Agenda

jul21
12:30 - 14:30
Palacio de Iturbide 3
jul21
19:30 - 20:30
Sala A

Área Reservada

OS DADOS, OPINIÕES E CONCLUSÕES EXPRESSOS NESTE ESPECIAL DIGITAL NÃO REFLETEM NECESSARIAMENTE OS PONTOS DE VISTA DA VIIV HEALTHCARE MAS APENAS OS DOS AUTORES. A VIIV HEALTHCARE NÃO SE RESPONSABILIZA PELA ATUALIDADE DA INFORMAÇÃO, POR QUAISQUER ERROS, OMISSÕES OU IMPRECISÕES.

Pesquisa