quinta-feira, 25 julho 2019 16:28
Expert Insight

Envolver os profissionais de saúde para melhorar o acesso à PrEP

As atitudes dos profissionais de saúde face à profilaxia pré-exposição (PrEP) tem uma influência direta na forma como esta medida preventiva chega à população. No último dia da IAS 2019, este tema esteve em debate durante a sessão "Engaging providers to improve PrEP access". Em entrevista, a moderadora da sessão, Prof.ª Doutora Kelika Kinda, defende ser necessário desenvolverem-se melhores ferramentas para combater o estigma associado a esta terapêutica.

Vídeo

Durante a sessão, os participantes assistiram à partilha de casos reais vividos em países africanos como o Zimbabué ou o Quénia onde a PrEP é disponibilizada à população. Durante a partilha das experiências entre os congressistas, foi possível observar que existem obstáculos a superar.

Da parte dos serviços de saúde, a docente da Universidad Peruana Cayetano Heredia refere que "há profissionais de saúde que têm receios em dar PrEP a mulheres mais jovens". Por outro lado, da parte dos utentes que podem beneficiar da PrEP, há um estigma adicional tendo em conta que a PrEP é disponibilizada em clínicas de VIH e as pessoas que não estão infetadas sentem-se renitentes a procurar esses serviços.

"Precisamos de trabalhar mais em prol da educação na comunidade", explicando o que é a PrEP, como e porque funciona. A disponibilização da PrEP está ainda "em processo" e a sua implementação está relacionada com as "diferentes circunstâncias de cada país".

"Precisamos de melhores ferramentas e de combater o estigma para que as pessoas possam utiliza-la", conclui a especialista.

Subscrever Newsletter do Congresso

Agenda

jul21
12:30 - 14:30
Palacio de Iturbide 3
jul21
19:30 - 20:30
Sala A

Área Reservada

OS DADOS, OPINIÕES E CONCLUSÕES EXPRESSOS NESTE ESPECIAL DIGITAL NÃO REFLETEM NECESSARIAMENTE OS PONTOS DE VISTA DA VIIV HEALTHCARE MAS APENAS OS DOS AUTORES. A VIIV HEALTHCARE NÃO SE RESPONSABILIZA PELA ATUALIDADE DA INFORMAÇÃO, POR QUAISQUER ERROS, OMISSÕES OU IMPRECISÕES.

Pesquisa