quinta-feira, 25 julho 2019 19:05
Expert Insight

Ageing successfully with controlled HIV: The importance of non-communicable diseases

Este foi o título da sessão que deu espaço à discussão da importância da prevenção e gestão de comorbilidades no curso da gestão do VIH e do envelhecimento saudável, com enfoque nas boas práticas. O Prof. Doutor Andrew Carr, do St. Vincent’s Hospital, Australia, foi um dos palestrantes nessa sessão e, em declarações à News Farma, salientou a importância de abordar as doenças de notificação não obrigatória nos doentes que vivem com VIH. Assista ao vídeo.

Vídeo

Na visão do especialista, “as doenças de notificação não obrigatória constituem um risco substancialmente superior para a saúde do que o VIH no controlo da carga viral”. Segundo os dados epidemiológicos globais, “em 2017, 1 milhão de pessoas morreram devido à infeção por VIH, mas cerca de 40 milhões de pessoas morreram devido a doenças de declaração não obrigatória”, exemplifica.

Os clínicos que acompanham doentes com VIH devem estar alerta para estas doenças a partir do momento em que os indivíduos atingem os 25 anos de idade, “quando os doentes começam a ter problemas”.

Como explica o Prof. Doutor Andrew Carr, o foco nas doenças de notificação não obrigatória “é mais do que alterar fármacos antirretrovirais, é também a avaliação e o tratamento na população em geral para doenças cardiovasculares, diabetes e doenças ósseas”, salientando a importância dos compromissos políticos e da necessidade de fomentar a adoção de estilos de vida saudáveis para melhorar a saúde dos doentes.

“Se queremos continuar a olhar pelos os cuidados de saúde em todos os doentes, temos de olhar além do tratamento médico e olhar para os cuidados de saúde da população”, conclui.

Subscrever Newsletter do Congresso

Agenda

jul21
12:30 - 14:30
Palacio de Iturbide 3
jul21
19:30 - 20:30
Sala A

Área Reservada

OS DADOS, OPINIÕES E CONCLUSÕES EXPRESSOS NESTE ESPECIAL DIGITAL NÃO REFLETEM NECESSARIAMENTE OS PONTOS DE VISTA DA VIIV HEALTHCARE MAS APENAS OS DOS AUTORES. A VIIV HEALTHCARE NÃO SE RESPONSABILIZA PELA ATUALIDADE DA INFORMAÇÃO, POR QUAISQUER ERROS, OMISSÕES OU IMPRECISÕES.

Pesquisa